sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Segurança nacional

Em tempos de acusações de ataques cibernéticos da China, dois eventos menores não podem passar desapercebido. O primeiro foi a clonagem do blog do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por uma dupla de hackers e o segundo a invasão de sites da Casa Branca, ocorrido um dia depois.

O que intriga em ambos os casos foi a aparente facilidade com que os golpes foram realizados em sites que pelo menos em principio deveriam ser um dos mais seguros do mundo. Se é possível entrar em sites estratégicos de grandes potências mundiais e mostrar isso para todo mundo, quem garante que não existe alguém monitorando dados pessoais guardados a sete chaves pelo governo?

Outros fatos recentes se unem a esses e cria uma atmosfera no mínimo de temor. O primeiro foi a declaração de Mark Zuckerberg, fundador do Facebbok de que a privacidade não seria importante no mundo atual, seguida de denúncias de que alguns funcionários teriam acesso irrestrito a informações no site. Segundo, a Google, grande defensora da computação em nuvem deu um exemplo de como pode ser arriscado deixar nossos arquivos sempre on-line.

Sem dúvida a área de segurança na web é uma das que precisam mais evoluir, se não correriamos o risco de não poder cometer a ousadia de navegar na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br